Dois lakotas andavam numa colina, até que viram uma mulher muito linda, vestida com peles brancas, trazendo nos ombros uma bolsa. Um dos homens teve pensamentos impuros e disse ao outro, mas, o outro lhe avisou que seguramente aquela era uma mulher sagrada. O homem com intenções impuras se aproximou da mulher, e nesse momento uma grande nuvem envolveu os dois. Quando a nuvem se dissipou a mulher estava em pé e do homem sobrou seu esqueleto e serpentes que o contornavam.
A mulher disse ao outro homem: " Consideras aquilo que vês. Quem só vê a beleza física, jamais conhecerá a Beleza Divina. "
"Vá até seu chefe Chifre Oco Em Pé e diga-lhe que prepare uma tenda espaçosa para abrigar todo o seu povo e aguardar a minha chegada. Quero passar-lhes algo muito importante."
O homem comunicou o acontecimento a Chifre Oco Em Pé, que prontamente mandou construir uma grande tenda. Ao terminar a tenda e reunir o seu povo, a mulher misteriosa chegou. Ela aproximando-se tirou sua bolsa dos ombros, e, segurando com ambas as mãos entregou ao chefe dizendo:
"Olhe para esta bolsa e ame-a sempre. Ela é muito sagrada, e deves trata-la como tal Dentro dela há um cachimbo sagrado para teu povo enviar suas vozes ao Grande Espírito, teu Pai e Avô."
Essa mulher apresentou-se como Mulher Novilho Búfalo Branco. Ela explicou o procedimento ritual para o uso do cachimbo, e os sete ritos em que o cachimbo deve ser usado. No final, quando ia embora falou
" Com este cachimbo, os seres de duas pernas aumentarão em número e a eles virá tudo o que é bom."
Dando a volta pela cabana, na direção do movimento do Sol, ela foi embora, depois de caminhar por uma curta distância olhou para trás para o povo e sentou-se. Quando voltou a levantar, o povo se assombrou, pois ela se transformou em um novilho de búfalo vermelho e castanho. O novilho andou por uma pequena distância, deitou e rolou no chão, e quando levantou era um búfalo branco. O búfalo branco andou por uma pequena distância, deitou e rolou no chão, e quando se levantou, era um búfalo negro, que se afastou de desapareceu no alto de um morro.
Segundo Campbell, a mulher wakan ( sagrada ) é o aspecto feminino do búfalo cósmico. O Búfalo Cósmico é o símbolo do Universo em seu aspecto temporal, lunar, morrendo e ressuscitando sempre, e suas 28 costelas representam os ciclos da lua. Um símbolo de renovação. Ela mesma era o novilho vermelho, cor da Terra, idêntica a cor do fornilho do cachimbo, mas também a mãe, o búfalo branco; e a avó o negro.
Uma forte simbologia para os participantes da cerimônia do cachimbo sagrado, é que quem o leva a boca, deve manter os seus pensamentos puros, limpos, boas intenções
ORIENTAÇÕES DE COIOTE-EM-PÉ
1 - Cerimônia de Purificação e Limpeza .--
1 pitada de tabaco para as 6 direções Sentir o poder do Leste -Empurrar o tabaco até o fim, com um bastão- 5 ou 7 pitadas, dependendo da intenção --Acender o cachimbo, oferecendo aos Espíritos das 4 direções .Passar a fumaça na ordem :
Cabeça
Abaixo
Virando no sentido horário de pé e fazer a oraçãoÉ importante quando está com o cachimbo no alto, muita calma para escutar os espíritos com claridade.
Ao final, agradecer Whope Wakan, Tunkashila, espíritos brasileiros e nativos-norte americanos ( todos fazem suas orações pessoais ). É importante a segurança espiritual com o cachimbo.
Parte 1 - Paz com os espíritos brasileiros
Parte 2 - Outros espíritos
Honrar com o CACHIMBO
1 - As 4 Direções - Terra - Sol - Lua - Estrelas - Grande Mistério
2 - Reino Vegetal - Árvores - Ervas - Algas - Musgos . Reino Animal: Que nadam, voam, correm, rastejam, insetos
3 - Sêres humanos - Vermelhos, Brancos, Negros, Amarelos
4 - Amor - União - Trabalhando conosco no Universo
Cachimbo
É de uso corrente o cachimbo entre os xamãs do mundo inteiro. Um instrumento para prece, bênçãos, passes, exorcismos, cerimônias em geral.
Para os nativos norte-americanos, ele surgiu com a aparição da Mulher Novilho Búfalo Branco, na tribo Lakota.
Ela explicou que o fornilho representava a Terra , e o cano tudo o que nasce sobre a Terra.
O fornilho representa o aspecto feminino e o cano o masculino. A união dos dois simboliza o princípio da criação, da fertilidade. O Cachimbo Sagrado é uma forma de oração, as preces são enviadas através do cachimbo. A cada pitada de tabaco se está honrando o que os nativos chamam de Todas As Nossas Relações ( Mitakuye Oyassim ) , que são todas as manifestações da vida da Criação, seres elementais, animais, insetos, peixes, pedras plantas, ancestrais, e etc.
O cachimbo também é utilizado por xamãs peruanos em rituais com plantas de poder, na magia dos pretos velhos, por índios brasileiros em rituais de cura e exorcismos. O fato de alguns cachimbos serem de uma peça só não tira o valor ritual. (www.xamanismo.com.br)
O Búfalo Branco é o mais honrado membro para os indígenas. Nas histórias dos povos nativos, é a Mulher Búfalo Branco que traz o cachimbo, o presente do Espírito para o povo.
MULHER BÚFALO BRANCO É UM ESPÍRITO FEMININO QUE TEM DIVERSOS NOMES EM VÁRIAS TRIBOS. ELA É A MULHER ESTRELA DO AMANHECER. PARA OS LAKOTAS ELA É A MULHER NOVILHO BÚFALO BRANCO. PARA OS NAVAJO, É A MULHER ARANHA. PARA OS NOKTA É A MULHER COBRE. É PARTE DO PRINCÍPIO FEMININO SAGRADO, UM ASPECTO DO CRIADOR, MELHOR DESCRITO COMO "É ELA QUE LEVA ADIANTE TODAS AS COISAS" . MULHER BÚFALO BRANCO TRAZ TODAS AS MEDICINAS IMPORTANTES PARA O POVO: O CONHECIMENTO DA VIDA, NASCIMENTO E MORTE, A TENDA DO SUOR E MUITAS DAS MAIS SAGRADAS CERIMONIAS.
ESTA "LENDA" PERMANECE SEMPRE PROMETEDORA NESTA ERA DE ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL E DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA. NO MUNDO DE HOJE, DE CONFUSÃO E GUERRA, MUITOS DE NÓS ESTAMOS PROCURANDO SINAIS DE PAZ."COM O RETORNO DO BÚFALO, HÁ UM SINAL DE QUE AS ORAÇÕES ESTÃO SENDO OUVIDAS, QUE O CACHIMBO DA PAZ ESTÁ SENDO HONRADO E QUE AS PROMESSAS DA PROFECIA ESTÃO SENDO CUMPRIDAS. O BÚFALO ASSINALA UM TEMPO DE ABUNDÂNCIA E PLENITUDE".
O RETORNO DO BÚFALO É MAIS UM SINAL DO MUNDO DO ESPÍRITO, PRONTO E ESPERANDO PARA NOS AUXILIAR A CAMINHAR EM NOSSO MUNDO, COM SABEDORIA, CONHECIMENTO PAZ E AMOR. É UM PRESENTE PARA TODOS OS POVOS. NÓS SOMOS TODOS IRMÃOS E IRMÃS EM MUITAS FORMAS, VIVENDO NA MESMA MÃE TERRA. É TEMPO DE RESPEITAR E HONRAR CADA INDIVÍDUO, DA MESMA MANEIRA QUE NÓS GOSTARÍAMOS DE SER RESPEITADOS. (mensagem indígena)
Muita prosperidade fazendo a colheita com paciência.