segunda-feira, 23 de novembro de 2009


A EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA
A evolução da consciência se faz de forma lenta, progressiva e por etapas. Ela está fundamentada na integração da personalidade. A personalidade é o instrumento da Alma apropriado para a manifestação dos três aspectos divinos da consciência. Esses três aspectos se manifestam pelos três respectivos veículos da personalidade. São eles: a vontade , que se manifesta pelo veículo físico; o amor , que se manifesta pelo veículo emocional; e o intelecto , que se manifesta pelo veículo mental.
Através do exercício dos três aspectos divinos da consciência, as três Leis Naturais que regem o destino da Alma e, consequentemente, a sua evolução são assimiladas. No exercício da vontade aprende-se como usar a Lei do Livre Arbítrio. Pela prática do amor descortina-se os mistérios da Lei do Dharma . Desenvolvendo o intelecto entende-se como atua a Lei do Karma .
Conforme as inúmeras vidas da Alma humana vão se acumulando, ela vai construindo e integrando seus três veículos pessoais e, cada vez mais reconhecendo seus verdadeiros valores espirituais. Desta forma, ela alcança a plenitude e reconhece a real felicidade, o estado de bem-aventurança.
No início de sua evolução, por ignorar a sua realidade divina, a Alma torna-se dependente de seus veículos, identificando-se ora com suas emoções e ora com suas idéias. Quando, finalmente, um ideal de vida aparece é que a personalidade começa a se integrar. É a partir dessa etapa que a evolução da consciência humana se acelera, pois para lutar por um ideal, ela precisa mobilizar a energia de seus veículos pessoais em um único sentido. Mas, para atingir essa etapa – a quarta – é necessário que antes, a Alma tenha despertado as condições básicas da vida: 1 o . o amor, partindo de suas formas mais rudimentares para alcançar o cósmico; 2 o . o intelecto, que vai se expandindo de acordo com o grau de discernimento que estabelece entre o que lhe traz prazer ou dor; 3 o . a vontade, que se aprimora pela necessidade de escolha de qual caminho a seguir.
Na realidade a evolução da consciência humana é regida por sete etapas iniciáticas. Conforme a Alma vai se aprimorando, uma nova luz toca profundamente sua consciência, despertando-a para uma nova iniciação interna.
Sua primeira iniciação ocorre quando, ainda em níveis internos, se desperta como consciência individualizada. Ainda muito absorto na natureza animal, percebe, apesar que de forma muito tênue, que existe uma lei que o orienta e governa. Essa lei é o amor. É um momento de grande emoção e medo, pois algo lhe diz que daqui por diante deve prosseguir sozinho a caminhada em busca da realização plena do amor – do amor próprio ao universal.
Sua segunda iniciação acontece quando, dominado pelos prazeres proporcionados pelos órgãos dos sentidos, ele percebe que em alguns momentos está feliz e em outros infeliz; que às vezes ele ganha e em outras, perde. Passando por um processo de crise existencial, é tocado pela lei da responsabilidade, a Lei do Karma . Daqui por diante, entende que será responsável por todos os seus atos. Sua inteligência se desenvolve, sua capacidade de discernir aumenta e um sentimento de liberdade o invade.
Chegou o momento da terceira iniciação. Um senso de liberdade o levará a trilhar inúmeros caminhos. Aqui, ele foi tocado pela lei da liberdade, o Livre Arbítrio. Por grande entusiasmo será levado a investir no mundo dos negócios, no autêntico mundo de ilusões.
Passado um tempo, saturado de viver ilusões, tendo aprimorado sua capacidade de amar e ampliado sua inteligência, aparece enfim um ideal de vida – a justiça, o equilíbrio. Essa é a quarta iniciação. O homem se torna um guerreiro, primeiramente de si mesmo e mais tarde pelos outros. A aspiração por algo elevado e nobre aparece.
Após diversas experiências, vida após vida, começa a se desvincular de seu egoísmo, procurando uma vida calcada no bem e na verdade. Seu crescimento espiritual lhe permite passar pela quinta iniciação, ou seja, lutar fielmente por uma causa honrosa. Esse homem é o cientista que persegue a verdade em favor da humanidade, é o político honesto que luta pelo bem-estar social, enfim, é o homem que serve a humanidade por amá-la profundamente. A lei iniciática dessa etapa é o serviço. Servindo ao seu semelhante, ele depara com o sofrimento, com a miséria, com a morte e com toda espécie de adversidade. Isto o leva a um aumento de sua sensibilidade e desperta sua intuição. Compreende as leis do Dharma , Karma e Livre Arbítrio e faz a integração dos três aspectos divinos da consciência (amor, intelecto e vontade), ascendendo para a próxima iniciação.
Na sexta iniciação, cuja lei a ser assimilada é a perfeição, não há mais samsara (ciclo de nascimentos e mortes). O homem já integrou a personalidade. Nesse nível de consciência a harmonia é constante. A sua vontade é a Vontade Divina e seu amor é sublime.
Trabalhando em favor da humanidade, transmitindo paz, harmonia e amor, para que o Propósito Divino se mantenha, alcança-se a última iniciação. O aprendizado é a Verdade Absoluta. Suas missões são de âmbito cósmico e pouco se tem a dizer dessa etapa. Apenas aspira-se por ela.
Em nossa jornada evolutiva, o desenvolvimento do amor e a prática do discernimento são chaves fundamentais para traspassarmos os portais da iniciação. Portanto, que possamos dar uma chance aos nossos corações fechados, cheios de defesas, medos e preconceitos, permitindo que a misericórdia, o perdão e a compaixão se manifestem.
Nessa longa caminhada o amor não deve se humilhar e a vontade deve se humildar para que, juntos, ajam e sirvam corretamente, transformando a nossa existência terrena em Sabedoria, Misericórdia Divina e Compaixão.
NARADA
Dr. Roberto Nogueira

SOL EM LIBRA, ASCENDENTE EM LEÃO – O ESPÍRITO DA ELEGÂNCIA E DA NOBREZA
Você, Jaqueline, com esta combinação do signo de Libra com o ascendente leonino, é uma pessoa dotada de um refinamento natural, algo que vem da alma, como se fosse uma estrela de cinema ou um membro de alguma corte que reencarnou no mundo moderno. A sofisticação de Leão se une ao bom gosto de Libra, sugerindo uma natureza dotada de grande verve social, diplomática e profundamente honesta, com um senso de ética capaz de deixar um monge envergonhado.

O lado negativo desta combinação diz respeito a uma dificuldade em lidar com emoções mais densas e com situações muito problemáticas. Você é uma pessoa que admira o bom e o belo, portanto lidar com coisas escuras e sombrias pode simplesmente lhe paralisar. É preciso cultivar, portanto, uma maior resistência ao lado "real" da vida e perceber que nem tudo é ideal e perfeito. Tanto Libra quanto Leão são dois signos excessivamente idealistas, e muitas vezes agem como se estivessem dentro de um conto de fadas.

Você, Jaqueline, é uma pessoa generosa, que se dá muito àqueles a quem ama, mas exige gratidão em troca, o que aliás é o mínimo, diante de tanto que você dá. Um apreço natural pelas coisas belas e cultas pode lhe inserir no mundo das artes, mas você precisará ganhar muito dinheiro para sustentar seus gostos caros! Por ter um senso natural de justiça, pode vir a se tornar juiz, ou pelo menos apreciar agir com justiça. É nessas horas que as pessoas descobrem que você tem um lado muito agressivo: você não suporta presenciar injustiças.

Provavelmente terá uma vida com grandes admiradores, pessoas que apreciam sua companhia pela luz natural que você irradia. O que poucos notam é que, por detrás desse seu perfil gentil, há um Leão autoritário. Apenas os mais íntimos percebem isso, pois você disfarça bem com o sorriso libriano - que é quase sempre muito sedutor.
01. Sua identidade
A introdução ao seu Mapa Natal. Uma análise sobre a sua personalidade, suas funções psicológicas mais ativas e aquelas que precisam ser mais exercitadas por você.
02. Temperamento
Esta seção explora aspectos do seu mapa que refletem quem você realmente é. Um estudo que irá te ajudar a se conhecer melhor e entender seus sentimentos e desejos.
03. Emocional
Saiba o que a Lua diz sobre você! Segundo a astrologia, a posição da Lua diz respeito ao seu lado emocional, à forma como você se expressa e vive os seus sentimentos.
04. Vida afetiva
Esta seção analisa a sua forma de amar e seduzir. Na prática, este estudo revela situações e estilos que lhe agradam, e tudo aquilo que tem valor afetivo para você.
05. Intelecto
O planeta Mercúrio representa a forma como a pessoa se comunica, como expressa seu raciocínio e suas habilidades inventivas. Existem vários tipos de inteligência, como é atualmente sabido.
06. Força Interior
Todos nós possuímos um guerreiro interior, que nos impele a crescer, lutando pelo nosso espaço. Aqui esse ?guerreiro? é representado pelo planeta marte.
07. Oportunidades
Esta é uma análise especial do seu mapa, sobre o planeta júpiter, que revela a parte de sua alma que tenta encontrar um sentido maior para a própria existência.
08. Evolução pessoal
Por fim, descubra como os planetas transpessoais (Urano, Netuno e Plutão) influenciam em sua evolução. Eles representam partes de nossa alma que nem sempre compreendemos ou gostamos.

Osho, por que você sempre nos diz para sermos felizes, se, antes da iluminação, a pessoa tem de chegar a um pico de dor e angústia? Se eu nã...