quinta-feira, 15 de outubro de 2009


O Segredo dos Felinos




Não se trata do endeusamento dos gatos. Pelo contrário do contrário. O eco que transita, sem perder força, é o da subserviência por parte deles. Os cínicos e misteriosos felinos estariam a serviço de nós, meros existencialistas? Os revestidos por uma terna pelagem estariam propensos à obediência? A máxima “dar para receber” configura uma interação recíproca de carícia?




Estabelecemos uma relação afetiva, supostamente, mútua. Até o mais cético reconheceria a correspondência por parte deles. Romantistas de noites mal dormidas romperiam com esse mito.

Domesticados, manifestam desdém profundo com os bípedes. São tratados, cuidados, bajulados, e retribuem com desprezo. Felinos são enigmáticos. Divertidos. E estupidificantes, diria. Por mais equivocado que pareça, não nos dão a mínima bola.






No ínfimo dos cuidadosos e flexíveis rastros, sustentam um detalhado e minucioso estudo sobre a raça humana. E, por vezes, percebo que manifestam uma sensação de perda de tempo. Como se a humanidade fosse um objeto trivial, pífio, fútil, banal, ordinário, vulgar, medíocre – e mais alguns adjetivos refletores da raça humana.




Nossas ciências positivistas, vãs filosofias, artes subjetivas e literaturas líricas devem ser, para eles, uma piada de mal gosto. Nosso caso é um caso perdido – por isso, não há vantagens que justifiquem a revelação deles, como seres absurdamente inteligentes.

Às vezes, entre meia e cheia xícara de chá, observo um deles desatando uma bola de lã. Aparentemente, divertidíssimo. No entanto, acredito que o traiçoeiro está estruturando uma nova teoria macroeconômica, de proporções que deixariam Marxistas com os cigarros apagados.




Algumas bibliotecas empregam gatos. Em troca de ração, eles respeitam o silêncio e atribuem um teor lúdico ao estabelecimento. Um tanto exótico: os cautelosos e introspectivos felinos vagando pelas estantes de livros. Estes, na sociedade felídea, são os humoristas – e que comédia sem sal é o arsenal de escritos humanos!

--------------------------------------------

Eu, particularmente não concordo com essas afirmações, mesmo assim não poderia deixar de postar para que todos tomem conhecimento do ponto de vista do autor, a quem desconheço.

Dora Saunier

Por que você ama quem você ama?

Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta.

O amor não é chegado a fazer contas, não obedece a razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não tem a maior vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara? Não pergunte para mim.

Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar (ou quase). Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém. Com um currículo desse, criatura, por que diabo está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!

Mas ninguém consegue ser do jeito do amor da sua vida!

por Martha Medeiros

PARA REFLEXÃO:

VOCÊ não tem inimigos externos!
Inimigos nossos são os pensamentos errôneos que todos
nós temos, e que lançamos ao ar,
atraindo pensamentos semelhantes no próximo.
Na realidade, ninguém pode ser inimigo nosso, pois Deus habita dentro de cada um de nós.
Anule as inimizades emitindo pensamentos de tolerância e de amor a todas as criaturas, que são templos de Deus.

Minutos de Sabedoria - C. Torres Pastorino


Com a bênção de nosso Pai-Mãe Criador me despeço.

Até Sempre!...

Todos somos um.
Amor e Paz.

Faça uma reflexão em sua vida e pergunte-se se você exercita o amor incondicional.

O verdadeiro amor não coloca condições, não coloca distâncias, não coloca empecilhos.

O amor verdadeiro é livre, livre do ego, livre da vaidade, livre de querer atender a si mesmo.

É altruísta. Pensa no outro, antes de si mesmo. E coloca toda a sua atenção naquilo que ama. Sem apego! É todo ouvido, é todo coração, é todo braços e mãos, pernas e pés... É todo olhos, é todo sentidos... É inteiro naquilo que é.... não é pela metade.

O amor incondicional se entrega, não conhece o medo, e se este se aproxima anula-o em função de algo maior. O amor é coragem, é a força que anima a alma. O amor é alegria e não, cansaço!

O amor verdadeiro não conhece a palavra “Meu”, porque entende que o outro é um ser individual e que somente entrando em “Seu” coração, pode compreender e partilhar.

O amor não é o que é por expectativas. Não é temporal. É permanência, é fluidez!

O amor incondicional não conhece a culpa... conhece a des-culpa... conhece o perdão

Porque é livre de julgamentos e condenações

Aproxima, ao invés de afastar.

Fala baixo, ao invés de gritar....

Porque a nada e a ninguém quer impor-se...

O amor incondicional é mais ouvidos do que verbo

É mais gestos que palavras

O amor vai onde a necessidade está, onde o vazio está,

Não escolhe por vezes aquilo que agrada a si mesmo

Mas onde é útil o seu coração

Sabe que os excessos são prejudiciais

Conhece as medidas certas de se doar, sem invadir o outro,

O amor incondicional transforma

É príncipe da tolerância e do respeito

É guerreiro sem armas de fogo

É a força da suavidade

É compaixão honesta, caridade profunda

E vai além de seus próprios problemas

Porque reconhece que os outros também o têm



Pergunte-se das suas expectativas mediante àqueles que você diz amar.

Pergunte-se se você os ama, quando simplesmente eles o agradam

Pergunte-se se você é capaz de amar, quando ninguém é capaz de fazer o mesmo

Pergunte-se se você é capaz de ser luz na escuridão

De sorrir quando o outro é agressividade

Pergunte-se se você sabe respeitar o livre arbítrio alheio, e não somente o seu,

Se é capaz de não impor a sua verdade

E compreender a verdade alheia

De entrar no coração de seu filho, irmão, companheiro ou companheira, amigo ou patrão ou vizinho

Pergunte-se se você se permite conhecer um desconhecido

E conhecer a fundo aqueles a quem acha que já conhece há tempos

Pergunte-se se você é capaz de olhar além das aparências,

além do superficial e de enxergar o que somente o coração é capaz

De deixar de aleijar as pessoas que ama

E ajudá-las a aprenderem a andar



*”De dar a outra face como Jesus dizia,

*De amar seu inimigo,

*E de largar seu pai e sua mãe por algo maior...”



De compreender que desapegando-se daqueles que ama, você caminha lado a lado com eles. Você os olha na mesma altura dos olhos. Você os sente com a mesma batida do coração!



Perceba que você não é menos ou mais do que aqueles que os geraram, de que você não é menos ou mais do que aqueles que o contrataram.. é simplesmente irmão....



E irmão dá a mão! Se aproxima do coração....

Pense...



Deixe de lado suas pobres expectativas ou suas frustrações, ou suas ilusões

Não queira ser nada

Não queira que ninguém seja nada a você

Experimente somente estar presente

Sentir, ao invés de rotular a si e ao outro



*Tirar a trave de seu olho, ao invés da do seu irmão



Experimentar o amor ao invés da lamentação

A gratidão ao invés dos tantos pedidos na oração



Experimente ser grato por tudo o que é, por tudo o que lhe agora lhe serve (não pelo que você possui)



*Experimente juntar tesouros no coração que nem as traças corroem com o tempo



Experimente as dimensões de seu coração em sua totalidade!





Quem acha fazer um favor (condicional) oferece um empréstimo.

Quem ama incondicionalmente, faz de verdade, uma doação!









* Referências Bíblicas citadas acima:



Mt 5:39 “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”

Lc 6:32-36 “Se só emprestardes àqueles de quem possais esperar o mesmo favor, que mérito se vos reconhecerá, quando as pessoas de má vida se entreajudam dessa maneira, para auferir a mesma vantagem? Pelo que vos toca, amai os vossos inimigos, fazei bem a todos e auxiliai sem esperar coisa alguma.”

Mt 10:37 “Aquele que ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; aquele que ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”.

Mt: 7:3-5 “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

Mt 6:19-21: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”



Outras reflexões sobre o amor:



O amor é inseparável da morte. Sabes que amas porque te esqueceste de que existes; porque morreste para ti mesma, para viveres naqueles que amas. Se eles estiverem bem, então tu estás bem, ainda que estejas mal.Amar é dares-te. É não pensares em ti. É não quereres saber dos teus gostos, do teu bem-estar, do teu descanso, dos teus projetos, do teu futuro, por andares muito ocupada em construir aqueles que te rodeiam. É veres nessa morte para ti mesma o sentido e a plenitude da tua existência. Quanto mais deres de ti, quanto mais te doer o teu amor, mais alegria terás. E mais paz. Porque amas mais. (Paulo Geraldo)



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor. (I Cor – Cap.13)

Osho, por que você sempre nos diz para sermos felizes, se, antes da iluminação, a pessoa tem de chegar a um pico de dor e angústia? Se eu nã...